Tuesday, January 31, 2006

Não digam mais que a Língua Portuguesa é complicada...
(ler em voz alta)


Três bruxas olham para três relógios Swatch.
Qual bruxa olha para qual relógio Swatch?

Agora em inglês:

Three witches watch three Swatch watches.
Which witch watch which Swatch watch.
Foi fácil? Então agora para os especialistas.

Três bruxas suecas e transsexuais olham para os botões de três relógios Swatch suíços.
Qual bruxa sueca transsexual olha para qual botão de qual relógio Swatch suíço?

E agora em inglês:

Three Swedish switched witches watch three Swiss Swatch watch switches.
Which Swedish switched witch watch which Swiss Swatch watch witch?



Então? o português é assim tão difícil?

Sunday, January 29, 2006

Ano do Cão

Gostaria de vos informar que hoje é Ano Novo no calendário Chinês. Hoje entramos no ano do Cão. Só espero que não seja um ano de Cão! Resta me desejar a todos os cães e cadelas, boas entradas e um excelente ano novo. Ah é verdade, hoje nevou em Lisboa.

Saturday, January 28, 2006

tive de sair mais cedo da Luz!

Tive de sair mais cedo da Luz! Nem me lembro da ultima vez que isso aconteceu, que baile de bola tacticamente o Sr. Komen levou. Ainda não percebeu que o Beto não tem lugar nesta equipa, que o Nelson tem de jogar a direita, e que o Leo tem de jogar a esquerda, na pior das hipóteses o Ricardo Rocha. Outra coisa que não entendo é porque é que o Giovanni não joga a ponta de lança e o Nuno Gomes a trás. O outro baile que levamos, foi na moral, é incrível a diferença de garra entre nós e o Sporting, se é trabalho de balneário do Paulo Bento, representado pelo Sá Pinto nas quatro linhas, isso não sei responder, mas que nos falta alguma coisa falta. Só para terminar, gostaria de perceber porque é que jogámos com um guarda-redes tocado, o que é que o Marcelo foi fazer para dentro de campo, e se o Alcides andava a procura da águia, porque o tempo de salto dele é terrível. Nota positiva para entrada do Manuel Fernandes. P.S. Miséria de Relvado.

Friday, January 27, 2006

fly malaysia today




Depois de algum período sem publicar viagens, viagens no comum dos sentidos, porque a “viajar” ando eu sempre, retomo o tema a que me propus desde o primeiro dia. Não o deixei por falta de matéria, bem pelo contrário, mas apenas porque me atrevi a comentar temas fora do meu domínio, (nada que não o faça constantemente no circulo de amigos, mas ai as consequências são nulas) explorando e testando potencialidades que a Blogosfera proporciona, e que francamente desconhecia. Não estou a recuar nas pequenas posições que tomei, apenas faço uma primeira auto avaliação em voz alta.
Bom e nada como reabrir o ciclo de viagens, com fantásticas fotos da Malásia gentilmente cedidas pelos meus amigos Gonçalo e Catarina.
Tenho pena de não conseguir legendar as fotos, mas como ouvi tantas histórias fantásticas, com referências de nomes que não consigo pronunciar, esqueci me!
Fica a velha frase: uma imagem vale mil palavras.

Thursday, January 26, 2006

Derbys


Bruno, sábado já tas a lutar pela UEFA, já viste a tua sorte. Obrigado pela foto.

Wednesday, January 25, 2006

Duarte e Companhia II

Engraçado, tinha ideia que o Tó era bastante mais baixo do que o Duarte, tipo Don Quichote e Sancho Panza. Será que está mais a frente na imagem, ou marei?

Duarte e Companhia


Ontem dei por mim sem sono para não variar, a fazer zapping até ao sexyhot, está codificado, relaxem. Eis quando para grande surpresa minha, num momento quase de magia, esbarro com inicio do primeiro episodio do Duarte & C.a, que para quem não sabe, foi uma série de comédia, produzida pela RTP, cuja acção se centrava nas aventuras de uma dupla de detectives que tinham como veículo um Citroën 2CV. Demorei quase 20 anos para rever um episódio. Veio me a memoria tudo, O Agora Escolha, O verão Azul, O Programa do Lécas, Fabulas na Floresta, Crime na Pensão Estrelinha (onde anda esse Herman), TV Sete Dias, o Spectrum 128K, o ATARI, e a Famosa TV Rural, que me fazia, mudar para o Canal 2, onde apenas tinha o inicio da emissão, com apito constante que embalava os meus playmobil. Das duas uma, ou regredimos em termos de produções fictícias nacionais, ou estou preso ao passado. Uma coisa é certa, os “Big Brothers” não me preenchem. Será que essa gente também tem direito a ocupar a Casa do Artista?

Nomes que nunca se esquece:
Tó, Duarte, Joaninha, Professor Ventura, Chinês, Lucifer, Átila.


Temporada 1 (1985)

Episódio: #1.1 O Roubo dos Planos da Pólvora
Episódio: #1.2 A Vingança de Lúcifer
Episódio: #1.3 O Artista do Crime
Episódio: #1.4 O Novo invento do Professor Ventura
Episódio: #1.5 Lisboa não é Hollywood (1ª Parte)
Episódio: #1.6 Lisboa não é Hollywood (2ª Parte)

Tuesday, January 24, 2006

Filipão no seu melhor!



Ora ai esta uma proeza que adorava fazer mas ainda não tive coragem, adorei o DVD do salto, é de meter inveja. Obrigado pelas fotos! Don`t need times to fly!

Salto sobre Castelo Branco.

go to hell!

Será o Inferno Endotérmico ou Exotérmico?

Sunday, January 22, 2006

Temos o que merecemos.


Não estou feliz, nem estou triste… se é bom para o País, é bom para mim. Estamos longe de ter um Presidente diplomata de raiz. O seu perfil tímido e desajustado nas multidões, faz dele um homem distante, frio, cauteloso, e até cómico, dando quase a sensação, de que se pudesse, se desinfectava com álcool. Quando é atacado, dá a imagem de ter pouco Mundo, pouca cultura geral, não conseguindo defender se como deve ser. De qualquer maneira, hoje deu troco a muitos. Não foge das as suas origens humildes, de homem rural (não digo que o quer, atenção), o que tráz também as suas vantagens. Trabalhador, subiu na vida a pulso, e fez grandes esforços para ter estudos, coisa que muitos de nós não o conseguiriam nas mesmas circunstâncias. Não é nenhum monstro político, nem nenhum pai da pátria, mas tem valores bastantes altos. Não sei se o seu brilhante curriculum de economista lhe servirá para alguma coisa, mas sempre é bem melhor do que ser poeta, vidreiro ou reformado. Desejo lhe toda a sorte do mundo, e que atinja tudo o que deseja nos próximos 5 anos, por mim até podem ser 10. Só não percebo é o seguinte, se um Presidente só serve para fazer cumprir a constituição, como todos apregoaram, em pezinhos de lã, durante a campanha, então mais vale por lá o Jorge Miranda indefinidamente.
Se é Sr. Silva ou Professor Cavaco agora já não interessa, é o nosso Presidente.

Friday, January 20, 2006

Virei à esquerda, é proibido?




Ontem, por motivos que por agora não interessam explicar, dei por mim a acompanhar um dia de campanha eleitoral de Francisco Louçã. Nunca pensei que o pretexto de ir passear ao Porto, se tornasse ele próprio, num objectivo secundário, num meio para atingir um fim. Fim esse extremamente agradável, pelos mais variados motivos…Fui recebido no seio de uma máquina politica, com extrema simpatia e naturalidade, como que fosse normal estar ali, mas não era. Não era porque eu não era ninguém, não era político, nem jornalista, nem militante, nem apoiante, nem espião, nem ladrão. Olhava para o mar do porto de Leixões, enquanto um senhor como barulho de fundo desbobinava uma quantidade enorme de estatísticas, que teimosamente eu decorava. Não deveria estar eu a estudar? Pensava! Que se lixe, não é todos os dias que estou aqui. Ainda eu não tinha resolvido os dramas que assombravam a minha consciência, já galgava terreno na rua de Santa Catarina. Era a minha primeira arruada, e não queria desiludir. Enquanto andava de máquina em punho pensava, como será que esta gente olha para mim, repórter? Bloquista? Domingueiro? Nem eu sei o que sou, quanto mais o outros. Esqueço novamente das minhas responsabilidades, fascinado a observar as pessoas reagirem ao candidato, à música e aos flashes. De repente, recebi um pedido! - Se me tirares uma boa foto, amanhã sai num jornal de referência. Consegues? – Claro que sim, respondi.
Foto tirada, foto publicada, lindo! Publico eu fotos no blog para 50 pessoas. Tive 50 mil hoje.
Queria deixar um agradecimento enorme ao staff do Bloco de Esquerda, e em especial ao Pedro. Nem eles sabem o bem que me fizeram. Se na boca da urna o meu voto estiver indeciso, saberei para onde vai!
Boa sorte Chico!

Thursday, January 19, 2006

São Tomé

Adoro esta foto! Tirei em São Tomé em Março 2004. Um dos fenómenos curiosos que presenciei durante esta viagem foi o facto de estarmos lá durante o Equinócio da primavera que ocorre durante os dias 20 ou 21 de Marco, consoante os anos serem bissextos ou não, como estávamos muito perto da linha do equador, apenas algumas milhas (passa no ilhéu das Rolas), ao meio dia o Sol apresentava um ângulo de 90º e não havia sombra.

Wednesday, January 18, 2006

Hoje faço anos! Não, não é um post egocêntrico, pelo contrário, é um post dedicado a minha Avó querida, que me idolatrava, bajulava, e mimava como ninguém, que me fazia doces de Natal no Verão só para me ver feliz. Foi com ela que aprendi que ser boa pessoa compensa, perdoava tudo! Mais do que uma Avó, foi a minha companheira de todas as férias. Pregou me o destino a partida de ver falecer faz hoje um ano, deve ter querido ter a certeza que me marcava para sempre. Até na partida ganhou. Saudade! Beijo.

Tuesday, January 17, 2006

México




Foto1-Praia do Hotel Caracol em Riviera Maia (México, Agosto 2004)

Foto2-Hotel Mélia Cozumel situado na Ilha de Cozumel (México, Agosto 2004)

Foto3-Cozumel, vista de um farol, custou me a chegar lá a cima, mas valeu a pena. Fui o unico a súbir. (México, Agosto 2004)
Fotos escolhidas pela Pipas.


Esta viagem ao México apesar de ter sido fantástica, foi a primeira que correu mal em termos de voos, demorei 3 dias a chegar ao México, e 4 dias para voltar, perguntam vocês, olha foi a nado! Não, não fui, o barato sai caro, é preço de voar em companhias charter, como a Yes. Para lá ficamos simpaticamente algumas horas no Aeroporto da Portela, até descobrirmos que o avião tinha chegado com algum esforço de Cuba e tinha de descansar. Derrotados, éramos uns 200, fomos para o Sana Metropolitan Hotel, lá assistimos à primeira fase da grande essência do Portuga, melodramático conflituoso, mal educado, e extremamente injusto para com os senhores das agências de viagens, que nada tinham a culpa, e que pouco poderiam fazer. Desfizeram sonhos de luas-de-mel perfeitas, e de férias de pulseirinha no braço, onde se pode comer tudo, mesmo sem fome, é fixe não é??? tivemos as primeiras baixas. Um aparte é engraçado, a maioria dos portugueses, pensa que um avião funciona como a rádio táxis, quando se chama um, está a nossa porta em 5 minutos, o que leva as pessoas a ficarem de malas feitas na recepção do Hotel durante dois dias e meio, não fossem ficar em terra, eu acho que eles dormiam por turnos. Se em Lisboa não me apercebi disso, porque vinha dormir a casa, no México isso fez me uma confusão incrível, porque as pessoas tiveram 3 dias, e não estou a exagerar a recepção do hotel em Cancun, quando podiam estar desfrutar do mar das Caraíbas, se tivessem lá retidos por causa do Tufão como aconteceu este ano se calhar ficavam mais satisfeitos, enfim. Voltando a história da ida, ao terceiro dia finalmente fomos na Air Plus em direcção a Sul, mas sem antes deixar 100 amiguinhos da Republica Domicana, que também não tinham avião, visto que a Yes só tinha um. Por falar em Yes, ainda existe? Ou já lhe mudaram o nome, para poder continuar a voar? Depois de estarmos 6 horas com tudo trancado no aeroporto de Punta Cana finalmente avistamos um símbolo mexicano, um avião da Air México pilotado por Incas, que nos levou ao tão desejado destino. A volta para Lisboa é tão complexa tão dramática e tão tuga, que nem tenho coragem de vos contar, sério nem saberia por onde começar a escrever, mas posso dizer que em 5 noites dormi em 4 hotéis e num avião, que andei de barco, de táxi, de autocarro, e a pé, e que fui revisitar Nova York.

Monday, January 16, 2006

Afagar



Afagar, v. t. Tratar com afago; acariciar. Conservar com prazer: afagar esperanças. Desbastar saliências de; alisar. (Do lat. ad faciem lecare, segundo Cornu. Cp. cast. halagar).

Afago, m. Acto de afagar. Carícia. Mimo.

Funchal



Fotos tiradas por mim na Páscoa de 2003. A primeira foto é a vista do nosso quarto, ficamos Crowne Plaza Resort Madeira, a segunda é da marina do Funchal.

Sunday, January 15, 2006

Benfica à escala Mundial


Este post fala por si....somos enormes eu sei. Para aqueles que gozam, quando dizemos que somos muitos....aqui está a prova, ou também não acreditam em estatísticas como o Dr. Soares????
Só não percebo porque é não está contabilizado Cabo verde, São Tome e Príncipe, Guine Bissau, e Timor, não será por falta de apoio certamente.

Saturday, January 14, 2006

Sindroma de Stendhal

"Se um estrangeiro acabado de chegar a S. Pedro tentar conhecer tudo, acabará por ficar com uma enorme dor de cabeça e pouco depois terá tais dores e sentir-se-á tão enjoado que deixará de sentir qualquer prazer". Stendhal.

Será que sofro também disto? Aplica se só a viajantes? Posso aplicar a outras condições? e a outros assuntos?

Friday, January 13, 2006

top 2005

As 10 palavras mais procuradas em 2005 através do motor de busca Google foram:

MySpace, Ares, Baidu, wikipedia, Orkut, iTunes, Sky News, World of Warcraft, Green Day e Leonardo da Vinci.

Os 10 temas mais procurados em 2005 através do motor de busca Google foram:

Janet Jackson, Hurricane Katrina, tsunami, xbox 360, Brad Pitt, Michael Jackson, American Idol, Britney Spears, Angelina Jolie e Harry Potter.

Thursday, January 12, 2006

Calvin and Me

Wednesday, January 11, 2006

Não consigo votar à esquerda, mas o meu candidato é tão fraquinho! O que é que eu faço?

rio de janeiro


Foto fresquinha, tirada hoje na praia de Ipanema pela minha amiga Bel. Sexta feira borga, não chegues cansada. Faz boa viagem!

Montaigne


dia 17 cá te espero, tenho saudades tuas!

Monday, January 09, 2006

Figueira da Foz III


Um pedido muito especial!

Técnico de imagem: Bebs
Fotógrafo: Beastrolabio
Produtor: Lois

Figueira da Foz II



Estava ventoso na Murtinheira, que o diga o Lois!
Palavras para que, as imagens falam por si, não imaginam o que nos rimos!

Figueira da Foz I





Figueira ao amanhecer, Murtinheira em Quiaios, ao anoitecer.

Saturday, January 07, 2006

Cow Parade Lisboa

Queres pintar uma vaca em tamanho real? Pois agora é possível! Mas despachas te, inscrições até ao dia 31 de Janeiro.

Parking Game II


Pediram me para publicar isto ;)

Friday, January 06, 2006

Parking Game


É fabuloso e viciante. Tenta tirar o carro da garagem. Há 60 níveis, mas eu ainda não consegui passar do 15.

Clica aqui

Pensamento do dia.

Não sirvas a quem serviu, não peças a quem pediu!

Porto Galinhas

Foto tirada pelo meu primo Rui na Praia Pontal do Ocapora, em Novembro de 2005
Obrigado Rui, mas quero mais! Se há pessoa que tem muitas e boas fotos és tu.

Wednesday, January 04, 2006

O ultimo teorema de Fermat


"Eu descobri uma demonstração maravilhosa, mas a margem deste papel é muito estreita para contê-la."

No século XVII, Pierre de Fermat, um matemático francês amador, (ele era jurista), demonstrou talvez mais resultados matemáticos do que qualquer profissional do seu tempo, e isto apesar de a sua época ter sido uma das mais generosas em grandes matemáticos. Nos seus tempos livres, estudava entre vários problemas, soluções relacionados ao Teorema de Pitágoras. Ate que por volta de 1637, extraordinariamente, Fermat escreveu a seguinte anotação na margem do livro Aritmética, de Diofante, o qual foi seu grande guia durante os seus anos de estudo:
"Eu descobri uma demonstração maravilhosa, mas a margem deste papel é muito estreita para contê-la." (ate parece gozo).
A partir daquele momento, nascia o problema que iria confundir e frustrar os matemáticos mais brilhantes do mundo por mais de 350 anos. O último teorema de Fermat, como ficou conhecido, tornou-se o Santo Graal da matemática. Esta palavra esta muita na moda, desde O Código da Vinci, pelo menos toda a gente que tem hi5 lê-o, ou será que já vem por defeito no profile??? Bom…mas isso será tema para outros posts. A fama do Último Teorema de Fermat deriva unicamente da tremenda dificuldade em demonstrá-lo. No entanto, os comentários de Fermat na margem do seu livro serviam como um desafio ao mundo. Este problema é imensamente difícil e, no entanto, pode ser enunciado de uma forma que qualquer estudante possa entender. Ele diz-nos apenas que a equação xn + yn = zn não tem soluções com números inteiros quando n é maior do que 2. Quando n é igual a 2 isso não acontece, como podemos ver através do exemplo 32 + 42 = 52. Mas, disse Fermat, se n for maior do que 2, não encontraremos no conjunto infinito dos números inteiros uma única solução para a equação indicada. Bom pergunto eu, como se pode saber tal coisa????
A proposição que enuncia o teorema de Fermat não era um verdadeiro teorema porque não estava demonstrado. Mas também não estava demonstrado que era falso. Na verdade, conseguiu-se demonstrar, ao longo dos tempos, que o teorema era verdadeiro para vários números maiores de 2; mas só em 1994 o teorema foi demonstrado para qualquer número maior de 2, por Andrew Wiles, e publicado no número de Maio do ano seguinte da revista internacional de matemática Annals of Mathematics. Wiles demorou vários anos, penso que mais de 10, a procurar a solução. Subitamente, entendeu que se conciliasse duas teorias que antes só abordara isoladamente, o problema ficaria resolvido. E assim conseguiu demonstrar o teorema de Fermat. Uma dessas teorias foi desenvolvida por dois jovens matemáticos talentosos, que desenvolveram uma conjectura, que sem se aperceberem, levou ao grande passo para a demonstração do teorema de Fermat Mas, mais uma vez, a vida conspirava contra este objectivo. Em 1958, Taniyama cometeu suicídio. Coisas de orientais!…. acho que tem a ver com orgulho…. ate agora acho que nunca aplicadas na nossa Assembleia da República.

Bus


Consegues responder em que direcção vai o autocarro?
Quem quiser saber a resposta, mande me um mail.

Tuesday, January 03, 2006


Tal como Mourinho, também eu uso um samsung z500

Sunday, January 01, 2006

Juromenha a sentinela do Guadiana.






Antiga vila e praça forte, tendo sido cabeça de Concelho, é hoje, a freguesia de Nª Sª do Loreto, do Concelho de Alandroal. Quem passar por lá, ficará a saber que ali se realizaram três casamentos reais. Celebraram se as bodas reais de D. Afonso IV com D. Beatriz de Castela o de Afonso XI de Castela com D. Maria de Portugal e ainda de D. Pedro I com D. Constança, tal era a imponência da praça e dos edifícios que a integravam. A sua fundação e origem perdem-se numa série de lendas e tradições, que remontam à época romana. Diz-se que foi Júlio César, no ano de 44 a.C., quem lhe construiu poderosa muralha e lhe deu o nome de Juliimoenia, ou Jurismoenia. Os Árabes chamaram-lhe Chelmena, eu chamo lhe Juromenha!


Dela diz o ditado: Juromenha Boa de trigo e melhor de lenha.

p.s. a ultima foto não esta igual à foto do Windows XP??? Só falta a barra “iniciar”. Marei, desculpem. Bom ano!