Friday, February 24, 2006

Síndrome de Estocolmo

O famoso assalto de Norrmalmstorg ocorreu próximo à praça Norrmalmstorg, localizada no centro da área comercial de Estocolmo. Em 23 de Agosto de 1973, três mulheres e um homem tornaram se reféns de um assalto a um banco em Estocolmo, que durou 6 dias. Para surpresa de todos, os reféns desenvolveram uma relação especial com os raptores, e duas das mulheres sequestradas casaram se com uns dos sequestradores.
A síndrome de Estocolmo é um estado psicológico no qual as vítimas de rapto, ou pessoas detidas contra a sua vontade, desenvolvem um relacionamento com os seus raptores, criando muitas vezes uma solidariedade, que por vezes tornar se uma verdadeira cumplicidade com os agressores, chegando ao ponto de ajudarem os raptores a alcançar os seus objectivos ou fugir da polícia.
A síndrome desenvolve se a partir de tentativas da vítima de se identificar com seu raptor ou de uma possível conquista da simpatia do sequestrador.
Outros casos famosos incluem pessoas raptadas e reféns tais como Patty Hearst. Depois de ter sido refém de uma organização militar politica, Patty Hearst juntou-se ao grupo vários meses após ter sido libertada. Chama-se portanto, de Síndrome de Estocolmo a este fenómeno psicológico no qual os reféns apaixonam-se pelos seus raptores.
Há quem diga que isto acontece muito em algumas autarquias.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home