Tuesday, November 29, 2005

Padrão!
Em vigor desde 1875, o padrão do quilograma é a única unidade de massa, das sete unidades base que não é definida em função de constantes físicas. O padrão quilograma tem a forma de um cilindro, e é constituído de platina e irídio.
Achei interessante que o Viajante fica se a conhecer melhor todas as unidades base, com o intuito de compreender melhor o Mundo onde se desloca.

Quilograma (kg) massa – É a massa igual à do protótipo internacional do quilograma, um cilindro de platina e irídio depositado em Paris.

Metro (m) comprimento – É a longitude da trajectória percorrida pela luz no vazio, num lapso de 1/299.792.458 de segundo.

Segundo (s) tempo – É a duração de 9.192.631.770 períodos da radiação correspondente à transição entre dois níveis hiperfinos do estado fundamental do átomo de césio 133.

Ampere (A) corrente eléctrica – É a intensidade de uma corrente constante que, mantida em dois condutores rectos, paralelos, rectilíneos, de comprimento infinito, de secção desprezável, colados a distância de um metro um do outro no vazio, produzira entre estes condutores uma força igual a de 2 x 10 elevado a -7 newton por metro de comprimento.

Kelvin (K) temperatura termodinâmica – É a fracção 1/273,16 da temperatura termodinâmica do ponto triplo da água.

Mol (mol) quantidade de substância – É a quantidade de matéria de um sistema contendo tantas entidades elementares quantos os átomos que existem em 0,012 quilograma de carbono 12. Quando se utiliza a mole, as entidades elementares devem ser especificadas e podem ser átomos, moléculas, iões, electrões, outras partículas ou agrupamentos específicos de tais partículas.

Candela (cd) intensidade luminosa – É a intensidade luminosa, numa dada direcção, de uma fonte que emite uma radiação monocromática de frequência 540 x 10 elevado a 12 hertz e cuja intensidade energética nessa direcção é de 1/683 watt por esterradiano.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home